top of page

Blog

Alimentação para o Outono - recomendações Ayurvedicas

  • By Fran Jayananda
  • 21 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

A Sabedoria da Vida sintetizada pelo Ayurveda, considera que somos parte da natureza e interagimos com o meio e os reinos numa relação de interdependência. Mudanças externas sinalizam adaptações internas, num movimento contínuo. O desafio é harmonizar-se com as transformações do novo ciclo, a fim de fluir em maior ressonância com as energias do momento.

O outono é uma momento de transição entre duas estações antagônicas: verão-inverno. Nesse período, no hemisfério sul, a incidência de sol vai gradativamente reduzindo, e os dias vão ficando mais frios.

Essas mudanças de clima no outono podem agravar as questões de VATA (dosha em que predomina os elementos AR e ÉTER) acentuando aspectos como como leveza, frio, aspereza e movimento agitado. Podem aparecer sintomas fisiológicos como alterações gastro-intestinais, prisão de ventre (inchaço, gases), agitação, insônia, aumento da ansiedade, dor de cabeça, secura na pele, olhos vermelhos com sensação de irritação.

Sinusite, bronquites e outras complicações pulmonares também se exacerbam, indicando acúmulo de secreções de Kapha, que aumentam com a retenção de umidade - na Medicina Tradicional Chinesa o pulmão é um dos órgãos relacionados ao outono e que fica mais susceptível com a transição da energia yang para a energia yin, de contração e recolhimento.

Interessante perceber como estas duas medicinais ancestrais, indiana e chinesa, convergem em seus conhecimentos, pois ambas se baseiam na observação da Natureza e na interação dos elementos.

Adequar-se a estas alterações externas procurando contrabalancear seus efeitos é uma boa dica para ajustar-se: buscar fatores de compensação da frieza e aspereza, tais como aquecimento, nutrição mais concentrada, alimentos untuosos e ricos em água estruturada (alimentos vivos).

Para equilibrar o organismo com nutrientes adequados as demandas do novo ciclo, é importante consumir alimentos próprios da estação: É curioso e interessante observar que nesse período aumenta a oferta de certas frutas mais suculentas e massudas como o caqui, jaca, pinha, pitaya, abacate e banana! Conforme a estação fria avança, também ocorre maior abundância de frutas cítricas ricas em vitamina C - que contribuem para as defesas do organismo contra resfriados mais comuns nessa época do ano.

Os alimentos sazonais nos oferecem os elementos e energias mais adequadas para nutrir e equilibrar o organismo, pois a terra nos oferta aquilo que precisamos para cada estação!

DICAS PARA O OUTONO:

  • Preferir alimentos mais concentrados em nutrientes e de função estrutural como raízes e tubérculos (mandioca, inhame, batatas criolas, batata doce) que trazem os elementos e a nutrição da Terra – sustentação, vigor! Podem ser utilizadas em preparações que aqueçam e tragam acolhimento para os dias mais frios;

  • Alimentos de coloração alaranjada, puxando para tons terrosos e avermelhados que concentram pigmentos antioxidantes protetores contra radicais livres: abóboras, caqui, goiaba, pera, romã, tangerina – também ricos em vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

  • Consumir gorduras saudáveis, como as do abacate e do coco, que trazem maior untuosidade e ajudam a manter o calor no corpo.

  • Priorizar os sabores de efeito anabólico: Estruturação!

  • DOCE: característica de pesado e úmido dos elementos terra e água, o que contribui para nutrir e manter a hidratação; traz conforto e estabilidade

  • SALGADO: concentra fogo e água - aquece o organismo; ativa a digestão, acalma os nervos e reduz a ansiedade

  • ÁCIDO: predomina os elementos terra e fogo – aquecimento e sustentação

  • Reduzir os sabores adstringentes, amargos e secos que são de efeito catabólico e podem agravar as características de secura, frieza e leveza de VATA

  • Utilizar especiarias que aquecem e melhoram a capacidade digestiva, tais como pimentas suaves, gengibre, cominho, cúrcuma, mostarda grão, cravo, canela, cardamomo, endro, anis estrelado, noz moscada

  • Chás aquecedores e digestivos: erva-doce, manjerona, manjericão, camomila, macela - Tchai com especiais e gengibre também cai muito bem!

  • Manter regularidade e rotina também reduz o excesso de dispersão e conduz o movimento acentuado de Vata.

  • Sol como aliado: digno de ser visto e apreciado com todos os sentidos - tomar sol fortalece o organismo. Levanta o ânimo e equilibra o humor, traz calor e promove alegria.

  • Conexão interna e maior tempo para meditação - acalmar e recolher-se

OUTONO:

Momento em que as folhas estão caindo e a natureza concentra energia em preparação ao inverno. Convite a um mergulho interno e maior recolhimento para renovação das nossas energias. Deixar para trás aquilo que já não nos acrescenta propicia estar em contato mais profundo com aquilo que vibra no ser!

By Franciele Lenz - Nutricionista Ecológica

 
 
 

Comentários


Featured Posts
Archive
Confira
  • YouTube - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle

Franciele Lenz

Nutrição Integrativa Ecológica

Alimentar é nutrir o 

corpo e a Alma

bottom of page