Alimentação no Inverno
- nutrindoconsciente
- 22 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Momento importante para nutrir as raízes e fortalecer a energia Yin (meridianos das águas - rins e bexiga) priorizando cuidados com a estrutura óssea e as glândulas (vitalidade e longevidade).

Fonte: Origem Temperos
ALIMENTOS DA ESTAÇÃO: alta densidade nutricional
FEIJÕES (sobretudo o preto e o azuki)
RAIZ DE BARDANA
SHIMEJI e SHITAKE (cogumelos mais escuros)
BROTO DE FEIJÃO MOYASHI
ALGAS MARINHAS (sushi)
MISSO
Se o tempo virar, prefira alimentos amarelos que trabalham o elemento terra e auxiliam nas transições (abóboras, mamão, pimentão...) e equilibre com alimentos úmidos (sopas, cozidos, refogados...)
Para equilibrar o frio e não sobrecarregar o sistema digestivo, evite alimentos crus e bebidas geladas, priorizar mornos e quentes.
TEMPEROS E ERVAS AQUECEDORES: ativar o fogo digestivo (agni)
Cominho, gengibre, canela, cravo, mostarda e pequena quantidade de pimenta são aceitáveis e combatem o frio.
A estação do Inverno segundo o Ayurveda
O clima frio do inverno pode agravar os doshas Kapha e Vata. Para contrabalancear o frio intenso dessa estação, Kapha se beneficia ainda mais com exercícios físicos (que auxiliam a movimentar a energia e evitar acúmulos), e Vata precisa se manter aquecido e hidratado, sobretudo a pele.
Quanto a alimentação, devem ser evitados alimentos de difícil digestão e potencialmente mucogênicos que acumulam líquidos no organismo e predispõe a processos inflamatórios: leite e derivados, açúcar, óleos refinados, frituras, gorduras e produtos de origem animal, que também são difíceis de serem digeridos.
SABORES: Vata deve evitar alimentos amargos, frios e secos (aumenta a frieza e ressecamento)
Prefira sabores que nutrem como o DOCE natural e o SALGADO (também sem excessos porque pode levar ao acúmulo de líquidos). Os sabores que favorecem o anabolismos são: DOCE (terra e água) o SALGADO (fogo e água) e o sabor ÁCIDO (terra e fogo).
Chá para o inverno: AQUECER E FORTALECER
Ferva paus de canela, alguns cravos-da-índia, vagens de cardamomo e um dedinho de gengibre. Após pronto, este chá pode ser tomado durante várias vezes ao dia.
Responsável por ativar o “fogo” da digestão (Agni), este é um chá indicado para pessoas com digestão lenta, mau hálito e gases.





















Comentários